22 de janeiro de 2010
Reflexão final sobre os textos relacionados.
A experiência de Sobral. Nos mostra que quando uma boa gestão ocorre faz uma diferença no sistema educacional.
[...] dispondo apenas dos recursos financeiros ordinários alocados pelo município para a educação, sem fugir à condição de dificuldades e decarências com que se defronta a maior parte dos municípios brasileiros(p.12) [...] na gestão municipal de 2001-2004, Sobral conseguiu resultados que indicam uma grande melhoria na qualidade da educação do município. A rede municipal de educação multiplicou por, pelo menos, dois, sua capacidade de fazer com que as crianças das séries iniciais do ensino fundamental aprendam a ler e escrever (INEP/MEC,2005, p.16).
Reafirmando que Sobral foi um bom exemplo de gestão municipal da educação como eu outros municípios também ocorreu. O papel dos lideres educacionais locais deveram aliar conhecimento, afeição e destreza para o trato com todos. Dependendo desse tratamento possibilita em inúmeras formas diferentes de gestão. A educação de um município esta diretamente ligada, acima de tudo, a novas ideias e aprendizagens, aliando-se pessoais e de instituições com ideias contrarias, pregando uma liderança “aberta” democrática, para que assim os projetos sejam unificados.
"É coisa óbvia que haja carência das áreas
municipais, mas é óbvio também que, tendo de
enfrentar suas dificuldades, elas as superarão e
só as enfrentando aprenderão a marchar".
Paulo Freire
Olhando para Sobral, para que se tenha o ambiente de uma “escola cidadã”, o professor precisa viver e atuar em conjunto com os cidadãos criando uma união entre escola e familiares, e assim se estende e passa pelos gestores e Secretaria Educacional. E assim cada um dando sua contribuição para forma ideias produtivas para a escola. Moacir Gadotti em seu projeto político pedagógico passa a ideia educação passando pela cidadania. Tratando da autonomia da escola dentro do seu projeto político pedagógico na questão da educação para a cidadania dentro da escola. Discutindo a concepção de escola cidadã.
“A autonomia e a gestão democrática da escola fazem parte da própria natureza do ato pedagógico. A gestão democrática da escola é, portanto, uma exigência de seu projeto político-pedagógico”. (Gadotti, p2. Projeto político pedagógico)
Para finalizar esta reflexão Ilma Passos Alencastro Veiga, em seu projeto político pedagógico relata a importância de uma boa organização para idealização do mesmo e assim começar de maneira correta para apresentar uma eficiência igual Sobral apresentou.
“Um Projeto Político Pedagógico corretamente construído ajuda a pensar um processo de ensino aprendizagem com melhor qualidade e torná-se possível de provocar mudanças.” (Veiga, 1996).
Bibliografia:
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1995
INEP/MEC. Vencendo o desafio da aprendizagem nas séries iniciais : a experiência de
Sobral/CE. – Brasília : Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2005.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção possível. Campinas. Papirus, 1996.
GADOTTI, Moacir. Projeto Político-Pedagógico da Escola.
[...] dispondo apenas dos recursos financeiros ordinários alocados pelo município para a educação, sem fugir à condição de dificuldades e decarências com que se defronta a maior parte dos municípios brasileiros(p.12) [...] na gestão municipal de 2001-2004, Sobral conseguiu resultados que indicam uma grande melhoria na qualidade da educação do município. A rede municipal de educação multiplicou por, pelo menos, dois, sua capacidade de fazer com que as crianças das séries iniciais do ensino fundamental aprendam a ler e escrever (INEP/MEC,2005, p.16).
Reafirmando que Sobral foi um bom exemplo de gestão municipal da educação como eu outros municípios também ocorreu. O papel dos lideres educacionais locais deveram aliar conhecimento, afeição e destreza para o trato com todos. Dependendo desse tratamento possibilita em inúmeras formas diferentes de gestão. A educação de um município esta diretamente ligada, acima de tudo, a novas ideias e aprendizagens, aliando-se pessoais e de instituições com ideias contrarias, pregando uma liderança “aberta” democrática, para que assim os projetos sejam unificados.
"É coisa óbvia que haja carência das áreas
municipais, mas é óbvio também que, tendo de
enfrentar suas dificuldades, elas as superarão e
só as enfrentando aprenderão a marchar".
Paulo Freire
Olhando para Sobral, para que se tenha o ambiente de uma “escola cidadã”, o professor precisa viver e atuar em conjunto com os cidadãos criando uma união entre escola e familiares, e assim se estende e passa pelos gestores e Secretaria Educacional. E assim cada um dando sua contribuição para forma ideias produtivas para a escola. Moacir Gadotti em seu projeto político pedagógico passa a ideia educação passando pela cidadania. Tratando da autonomia da escola dentro do seu projeto político pedagógico na questão da educação para a cidadania dentro da escola. Discutindo a concepção de escola cidadã.
“A autonomia e a gestão democrática da escola fazem parte da própria natureza do ato pedagógico. A gestão democrática da escola é, portanto, uma exigência de seu projeto político-pedagógico”. (Gadotti, p2. Projeto político pedagógico)
Para finalizar esta reflexão Ilma Passos Alencastro Veiga, em seu projeto político pedagógico relata a importância de uma boa organização para idealização do mesmo e assim começar de maneira correta para apresentar uma eficiência igual Sobral apresentou.
“Um Projeto Político Pedagógico corretamente construído ajuda a pensar um processo de ensino aprendizagem com melhor qualidade e torná-se possível de provocar mudanças.” (Veiga, 1996).
Bibliografia:
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1995
INEP/MEC. Vencendo o desafio da aprendizagem nas séries iniciais : a experiência de
Sobral/CE. – Brasília : Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2005.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção possível. Campinas. Papirus, 1996.
GADOTTI, Moacir. Projeto Político-Pedagógico da Escola.
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Gostei da reflexão final. Só não gostei de uma coisa: faltou ter mais comentários seus no meu blog....
ResponderExcluirAbçs
Fabrício, a reflexão foi iniciada... Seria interessante que você fizesse uma articulação dos trechos que você colocou em seu texto. Um outro aspecto que ajuda bastante a localizar o leitor é contextualizar sobre as principais ideias do texto. Assim, logo no início seria interessante situar o leitor, assim... " O texto tal e tal, publicado no site do MEC, apresenta uma experiência de Educação...xxxx... yyy... que trata de construir alternativas na superação do fracasso escolar." A partir daí, sua reflexão fluiria com maior consistência. O foco central da experiência é a busca pela superação do fracasso escolar a partir do fortalecimento das aprendizagens dos alunos. Além disso, focaliza diversos aspectos que são preponderantes para esta superação: formação continuada de professores, valorização, envolvimento dos gestores, etc... Faltou realizar estas articulações...
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