20 de novembro de 2009

Ensino Fundamental de Nove Anos

De acordo com a lei de número 11.274, a partir de 2007, o Ensino Fundamental passará a ter nove anos. Este ano a mais irá ser acrescentado no início do Ensino Fundamental. Basicamente as crianças entraram com 6 anos, ao invés de 7 anos. Para tanto os Estados e municípios terão até o ano de 2010 para se adaptarem à nova lei.
Um dos objetivos claros propostos pelo MEC é ter mais crianças nas escolas e proporcionar mais tempo de escolaridade. Todavia, devemos estar atentos para o fato de que a inclusão desses alunos de seis anos não deverá significar somente a antecipação dos conteúdos e atividades que tradicionalmente foram compreendidos como adequados à primeira série. Destaca-se, uma necessidade de se construir uma nova organização e estrutura no ensino fundamental de nove anos.
Esta nova forma de construir uma estrutura e novo modelo passa pela aplicação de formas mais lúdicas, valorização das características de cada indivíduo. E acima de tudo trazer este currículo para debate com as escolas. De acordo com o MEC a metodologia de avaliação será alterada. Rompendo com a prática tradicional de avaliar por notas e conceitos aumentando o tempo de aprendizagem do aluno, que por conseqüência traz um maior tempo de alfabetização.
O processo de ingresso do aluno irá depender de cada instituição de ensino. Mas no geral, as escolas adotar um certo período para realizar a transição entre os dois modelos. Uma preocupação evidenciada com esses modelos ocorre pelo fato de algumas instituições encararem esta mudança, apenas como uma mudança de nomenclatura.
Vejamos esta tabela ilustrativa:


9 anos 8 séries
1º ano Jardim III
2º ano 1ª série
3º ano 2ª série
4º ano 3ª série
5º ano 4ª série
6º ano 5ª série
7º ano 6ª série
8º ano 7ª série
9º ano 8ª série

Portanto, devemos promover uma capacitação dos profissionais propondo a mudança nos métodos de avaliação exigindo pessoas mais preparadas. Segundo dados do MEC, desde 2004 os professores estão sendo capacitados através de documentos com objetivo de atualização e orientação pedagógica.

2 comentários:

  1. Fabrício, a sua reflexão também está ótima. Você destaca pontos importantes, que é a capacitação do profissional e que a mudança do sistema educacional não é somente de nomenclatura e sim de postura e comprometimento dos profissionais.

    ResponderExcluir
  2. As reflexões postadas neste mês estaõ boas. É preciso focalizar, de modo mais consistente, os propósitos e descritores indicados. Eles são os balizadores das produções.

    ResponderExcluir